A chapa compacta de policarbonato é produzida através do mais moderno processo de extrusão de chapas planas e compactas utilizando-se resina de PC grau extrusão/ óptico 100% virgem e possuem uma camada co-extrudada de proteção contra os efeitos nocivos dos raios Ultra Violeta (UV-A e UV-B) nos dois lados da chapa.
Por isso tem uma maior durabilidade, prevenindo o amarelecimento e a perda da transmitância a luz, bem como de suas propriedades mecânicas.
É altamente transparente, maximizando a transmissão de luz quando necessário, ou pode oferecer um maior controle sobre a incidência solar através das diversas cores disponíveis em nosso portfolio.
Sua estrutura maciça e compacta permite ganhos acústicos superiores aos demais produtos termoplásticos, além de oferecer grande desempenho contra o fogo e sua propagação.
As chapas compactas de policarbonato possuem excelentes propriedades ópticas, sendo altamente transparentes com alto brilho superficial.
São facilmente processáveis aos principais métodos de transformação e apresentam excepcional desempenho tanto em baixas temperaturas quanto em altas temperaturas, sendo a faixa de temperatura em trabalho contínuo variando de -40 °C até +135 °C.
Principais Características:
Algumas Aplicações:
Informações técnicas
BOLETIM TÉCNICO CHAPAS POLICARBONATO COMPACTO REICRIL
2 - Manuseio e Limpeza
A fim de manter a chapa de policarbonato em boas condições é recomendável que seja limpa periodicamente usando-se adequados agentes de limpeza, geralmente agentes de limpeza domésticos. As instruções de limpeza recomendadas são as seguintes:
3 – Processamento
A chapa de policarbonato é fácil de ser cortada com o uso de equipamentos de corte convencionais. Ela pode ser trabalhada em fresadoras convencionais com ferramentas padrão de alta velocidade. Entalhes afetam, adversamente, as propriedades mecânicas da chapa de policarbonato e devem ser evitados.
3.1 - Furação
Qualquer furadeira de metal comercialmente disponível, sem a necessidade de nenhuma broca especial, é adequada para uso com a chapa de policarbonato, seguindo-se os seguintes parâmetros abaixo:
Os pontos a seguir devem ser observados quando da perfuração das chapas de policarbonato:
• Não use óleos de corte;
• Use uma broca nova que não tenha sido utilizada para a perfuração de outros materiais;
• A folha pode quebrar, como resultado de chanfrar;
• Fixação de tópicos deve ser usada somente se não houver alternativa;
• O furo deve ser de pelo menos 1,5 x diâmetro do furo a partir da borda da folha.
• O diâmetro do furo deve ser de 6 mm de diâmetro maior do que a haste de fixação para chapas com espessura de até 2m e deve-se adicionar 3 milímetros por metro de comprimento.
3.2 - Corte a Laser
A chapa de policarbonato pode ser cortada a laser, embora as circunstâncias exatas podem variar dependendo da configuração e setup do equipamento de corte utilizado. Para esta finalidade, algumas experiências para encontrar as condições operacionais corretas serão necessárias. A borda de corte ficará um pouco áspera e descolorada. Ajustar a velocidade de corte pode minimizar a gravidade destes efeitos.
Chapas grossas podem resultar cortes ligeiramente oblíquos. A potência do laser deve ser entre 250 e 1000 watts. O uso de um sistema de exaustão é necessário para remover os vapores de monômetro e outros gases de combustão formados durante o corte.
3.3 - Termo moldagem
Os parâmetros de termo moldagem podem variar dependendo do equipamento a ser utilizado.
Esta informação é apenas um conselho. Experimentação será normalmente necessária para obter os melhores resultados para cada configuração específica de termo moldagem. A termo moldagem irá reduzir o desempenho de resistência às intempéries das chapas de policarbonato protegidas com aditivos UV (ultravioleta). Consequentemente, é essencial ter um tempo de aquecimento minimizado e bem controlado, bem como evitar um repuxo excessivo, devido ao aquecimento ou desenho do molde.
Na prática, alguma experimentação é necessária para cada específica termo moldagem para se encontrar as melhores condições. O filme de proteção deve ser removido antes da pré-secagem, ou de qualquer processo de termo moldagem, caso contrário irá aderir fortemente à superfície da chapa de policarbonato.
Linha de dobra simples :
1. Para uma linha de dobra simples, a pré-secagem não é normalmente requerida;
2. Temperatura recomendada entre 155°C e 165°C;
3. A largura do material aquecido deve ser cerca de cinco vezes a espessura da chapa;
4. Chapa de policarbonato, com espessura de até 4,00 mm pode ser dobrada com aquecimento em um dos lados, apenas;
5. Acima de 4,00 mm de espessura, faz-se necessário aquecimento em ambos os lados da chapa;
6. Dobra com ângulos fechados e acentuados devem ser evitados. Use um raio de dobra, pelo menos, igual à espessura da chapa.
3.4 - Curvatura a Frio
As chapas de policarbonato podem ser curvadas a frio. O raio mínimo de curvatura a frio é igual a 150 vezes a espessura da chapa. Curvar chapas de policarbonato com um raio menor do que isto resulta em demasiada flambagem e alto nível de tensão residual que reduzem a resistência ao impacto e vida útil da chapa. Isto também irá torna-la mais propensa a ataques químicos. Para a prática de um bom design é aconselhável limitar o raio mínimo a 175 vezes a espessura da chapa.
A tabela abaixo mostra o raio mínimo recomendado para várias espessuras:
3.5 – Colagem
A chapa de policarbonato compacto pode ser colada com adesivos à base de epóxi, poliuretano, termoplástico ou silicone.
Solventes, como o cloreto de metileno, que proporcionam boa aderência podem causar trincas de tensão, razão pela qual não são recomendados.